O que as crianças nos ensiam sobre como tocar piano.






Olá!


Você alguma vez já parou para observar como as crianças aprendem coisas novas?

Seja ela, andar de bicicleta, um novo idioma, brincar com um novo game ou tocar piano.


Bem, nesses últimos 10 anos como professor de piano tenho visto muito coisa interessante sobre o processo de aprendizagem musical das crianças e dos adultos. Atualmente por exemplo tenho alunos de 5 anos de idade e alunos de 70 anos de idade. Mas cada um tem mostrado suas habilidades específicas.


Sendo assim, no video de hoje eu quero te entregar alguns insights muito interessantes de como as crianças aprendem a tocar e como poderíamos tentar copiá-las mesmo levando em consideração as características e responsabilidades que a vida adulta nos impõe.


Veja só:


AS CRIANÇAS:


1-Adoram desafios.


Quando eu por exemplo, apresento a um desafio musical, e digo que vai ser legal e divertido, e que elas são capazes, elas não se prendem a possibilidade de errar. Pelo contrário, mergulham de cabeça da proposta.



2- Sabem lidar com seus erros.


Isto é, as crianças quando bem assistidas por profissionais, elas não permitem que sua autocrítica a impressa de progredir. O que é bem diferente entre alguns de nós adultos. Muitas vezes maximizamos nossos erros e fazemos até tempestade em copo d’água.


3- Pra elas o importante é o hoje.


Quero falar da idade. Será que você nunca viu uma criancinha tentando fazer algo que estaria acima

de sua faixa etária? Ou o contrário, você já viu uma criança fazendo alegremente coisas abaixo da sua faixa etária sem se importar? Muitas vezes nós adultos pensamos que nosso tempo já passou e que não temos mais capacidade para a realização de uma tarefa específica. Como aprender a tocar piano por exemplo. Se vivermos o dia de hoje como uma nova oportunidade de aprendermos coisas novas e nos sentirmos mais vivos e capazes, certamente recuperaremos nossa autoconfiança e experimentaremos um lado perfeito da vida que é descobrir o novo.


4- Alegram-se em cada peque avanço.


Saber trilhar o próprio caminho é uma lição de queremos levar para vida. Muitas vezes estamos tão focados nos objetivos, que esquecemos de viver o presente. Portanto viver o presente é enxergar cada novo avanço, cada novo passo. Em outras palavras: festeja cada novo objetivo alcançado mesmo que seja bem pequeno.


5- Mostram pra todos o que aprenderam.


Muitas vezes a música nem ficou pronta, mas no fim da aula elas me pedem: tio, posso tocar pra minha mão/pai quando ela chegar? Em contrapartida, os adultos esperam a “perfeição” para então mostrar aos outros. Não que seja errado querer atingir um refinamento musical. Mas que quando mostramos para outras pessoas, estaremos desenvolvendo nosso controle emocional e isto é fundamental.

Diante destas 5 ideias expostas neste video, espero que você passe a considerar a ideia não importa sua idade. Você pode sim aprender a tocar piano.


O mais importante é viver novos desafios, escolher um bom profissional. Recomendo pessoas que tenha formação especifica no ensino musical para que seu aprendizado seja prazeiroso e progressivo.

Eu sou professor Berg Ribeiro, da Masterclass, e estou aqui para te ajudar.


Até mais!


Assista assista o vídeo aqui.











Fácil localização com segurança e comodidade.

UNIDADE SERRARIA

Empresarial Humberto Lobo

Loja 06, Av. Menino Marcelo, Serraria - Maceió-AL

UNIDADE PONTA VERDE

Empresarial Record Offices, sala 119, Rua Eng. Mário de Gusmão, Ponta Verde - Maceió-AL.

CONTATO: (82) 99920.0570

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Ninguém precisa de talento pra ser feliz.