top of page

Qual a melhor idade para tocar piano?




Qual o melhor momento para fazer algo novo?

Agora! Respondo.

Esta é a mais pura verdade.


Pense comigo:


A nossa vida é uma sucessão de experiências. Como diz o ditado: “Enquanto há vida há esperança.” Qual a melhor idade para uma criança aprender música?

Respondo: Agora!


Uma pesquisa realizada comprova que normalmente após a vigésima semana de gestação, a cóclea humana já entra em funcionamento. Mesmo que ainda não tão perfeitamente, o bebê já consegue ouvir a voz da mãe e dos sons ao seu redor. Esta é uma boa hora para cantar melodias que tragam calma e tranquilidade para ambos.


Agora surpreenda-se: Estudos compravam que após o nascimento dos bebes, eles são capazes de reconhecer as canções cantadas pela mãe durante a gestação.

Em seguida a criança deve ser incentivada a cantar, bater palmas, explorar os sons do corpo e dos objetos a sua volta. Para só então ser direcionada a uma escola de música. Aqui na Masterclass, nós recebemos alunos com 5 anos em diante.


Pare um instante e pense a frase a seguir:

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim. “ Autor desconhecido


adultos tocando piano
aulas de piano para adultos

Supondo que você tenha 50 anos de idade, ou mais. Seria correto afirmarmos que você não tem mais plasticidade neural alguma para desenvolver novas habilidades? Certamente não! Muito pelo contrário!

O maior problema que percebo é que muitos adultos demonstram ter uma dívida com o seu passado. Esta dívida traz pesar e também uma série de pensamentos limitantes.

É hora de para, deixar o passado para trás e viver o presente como uma verdadeira dádiva de Deus para sua alegria e elevação pessoal.


Entre em contato conosco, pois temos uma proposta musical perfeita para te levar ao seu próximo nível de realização pessoal.

Forte Abraço!

Prof. Berg Ribeiro



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page